Bolsa Santander – Minha experiência

Oii galera!! Tudo beeeem?

Vou contar para vocês como consegui a bolsa de intercâmbio!

Não foi facin não geentee.

Praaa começar…Estudo na UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense e sou cliente do Banco Santander.

Lá estava eu, lendo meus e-mail rotineiros e limpando o meu lixo eletrônico, eis que vejo um e-mail do Santander (sempre excluo e-mails assim porque 95% dos casos são vírus), mas naquele dia resolvi verificar o conteúdo, graças ao padinho padiciço. Faltavam 3 dias para o encerramento das inscrições da bolsa, li o edital, estava tudo dentro da minha situação. Saí correndo e fui atrás dos documentos. Quando cheguei na Universidade, me assustei, fui informada que eram mais de 80 inscritos, dentre medicina, direito e outros cursos tops, achei que não iria ter chance nem de chegar a esquina, maaaaas como já estava lá, fiz a inscrição e esqueci, literalmente.

Um belo dia recebi um e-mail da Universidade convocando os contemplados da bolsa, achei muito estranho pois realmente não acreditava que iria conseguir. Resolvi verificar o edital da bolsa.. e tcharããããCapturarA bolsa Santander:

*Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa criada para um período de 5 anos (2011 à 2015) com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

• 1ª edição 2011: 49 universidades – 265 universitários
• 2ª edição 2012: 88 universidades – 530 universitários
• 3ª edição 2013: 110 universidades – 800 universitários
• 4ª edição 2014: 141 universidades – 1.060 universitários
• 5ª edição 2015: à definir

A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3 mil euros por aluno de graduação. Este valor deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso é um investimento que deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.

 *Informações do site: Banco Santander

No ano de 2014 as instituições abaixo foram selecionadas a participar do programa (não me perguntem como é o procedimento para abrir para novas universidades)

Capturar

Genteeem, não sei dizer a data que será lançado o edital desse ano, mas fiquem ligados no site do Santander que acredito que em Maio eles liberam! O link tá aqui.

Para definir a instituição de destino, vocês precisam verificar com o setor de relações internacionais na faculdade de vocês, pois deve ser um acordo entre universidades (origem/destino).

Espero que essas dicas possam ajudar vocês! Se tiverem alguma dúvida ficarei feliz ajudar a medida do possível.

Beijããão! :*

 

11 pensamentos sobre “Bolsa Santander – Minha experiência

  1. Bom dia, gostaria de saber se a bolsa de intercâmbio ( 3 mil euros) foi tranquila para vc, ela deu pra se manter de boa, ou teve que acrescentar mais dinheiro ? Obrigada .

    • Key, asssiiim, o valor da passagem tive que tirar do meu bolso, cerca de R$3.000, e o 3mil euros, se tu pechinxar no aluguel e morar perto da universidade pra economizar transporte, dá sim.
      Ex: tu ficando 6 meses com 500euros em cada mês dá pra pagar o aluguel, comer e usar o transporte, caso precise.

      Eu aproveitei que estava pertinho de tudo e viajei bastante pela Europa, quis conhecer alguns lugares, então óbvio que acabei gastando uma grana a mais, mas isso por opção minha. Se tiveres como, essa é uma dica que te dou, aproveita que tá aqui (na Europa) e se tiver um dinheirinho guardado, essa é a hora de usar. Existem passagens de avião lowcost que são absurdamente baratas e hostels também muito baratos e vale a a pena o investimento, viajar é uma experiência maravilhosa!!

      Espero que tenha ajudado, e mil desculpas pela demora em responder, espero que ainda tenha dado tempo.
      Beijão!!

  2. Olá Diana, espero que vc ainda possa.le meu comentário, apesar de ja ter mais de um ano da sua publicação. Eu fui contemplada neste programa agora, em 2016. E aduvida que ficou é se terei que pagar alguma coisa para a universidade de destino, uma vez que aqui estudo numa universidade particular e irei para outra particular…. se vc puder me esclarecer como a sua experiência, fico agradecida

    • Não, se foi essa a bolsa “Santander Ibero-americana” você não vai precisar pagar nada, é um acordo entre universidades. Eu não sei como funciona na sua Universidade, mas na minha foi assim: No semestre que passei em Portugal entrei em mobilidade acadêmica, e ao invés de todo mês pagar a mensalidade, precisei pagar apenas uma parcela de R$800 (mais ou menos, não lembro o valor exato) para o semestre inteiro que fiquei em fora. Depois que voltei, precisei registrar no serviço de atendimento ao aluno que tinha voltado do intercâmbio e que estava regular novamente.

      Consegui te esclarecer? Qualquer outra dúvida to aí!! Beijão!!

  3. Olá Diana,
    Depois que você foi aprovada para a bolsa, quanto tempo levou até o dia da viagem? Eles escolheram a data e o semestre que você iria cursar?

    • Oi Érica!!
      Levou uns 3 meses. Depois que fui aprovada na na Universidade do Porto (carta de Aceite), tive que dar entrada no visto que acabou demorando uns 3 meses (consegui o visto no dia da viagem) esse é um ato falho da UP, na minha opinião, porque o visto no Brasil demora a sair, e eles demoram muito tempo pra liberar a aprovação ou não na universidade. Mas deu tudo certo 😀
      Eu que escolhi o semestre que iria cursar, porém tinha um prazo máximo, acho que um ano se não me engano.

      Esclareci tuas dúvidas?

      Beijos:*

  4. Olá Diana eu também fui contemplada com a bolsa em 2016 na minha universidade e tô cheia de dúvidas, mas não acho ninguém que possa me ajudar e passar a sua experiência. Queria saber em relação ao seguro saúde tu conseguiu comprar o teu por quanto? E em relação ao visto para Portugal como funciona, é tudo por lá ou temos que fazer algo na embaixada de Portugal no Brasil?
    Obrigada, espero que tu possa me ajudar.

    • Oii Ray, não sei de que região do Brasil que tu é, mas eu sou de SC, consegui o seguro de saúde PB4 que é gratuito e especificamente para Portugal (um acordo entre países, se não me engano).
      Quanto ao visto tu tens que fazer tudo pelo Brasil, tu já tem que, obrigatoriamente chegar em Portugal com o visto de estudante, e como o visto vale apenas por 3 meses, a primeira coisa que tu tens que fazer chegando, é ir ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e agendar a tua revalidação do visto.
      Mas vamos voltar um pouquinho, enquanto ainda estiveres no Brasil, tens que entrar no site do consulado português, ou entrar em contato com o mais próximo de onde tu mora (no meu caso foi o consulado em Curitiba) e pedir informações.
      Em todo caso, aqui está o site para dar entrada no teu visto: http://consuladoportugalsp.org.br/vistos/
      Aqui tu vai encontrar todas as informações que tu precisa e todos os documentos também, mas se tu precisar de mais alguma ajuda, to aqui disponível 😀
      Eu estou com um canal no youtube, se tu preferir, pode ver as dúvidas que tu tens e me mandar e faço um vídeo explicativo 😀

      Beijos linda!! :*

  5. oiee,

    Então.. tô começando a organizar pra tentar essa bolsa,
    e tenho algumas dúvidas/curiosidades..
    Como nunca viajei, fico meio insegura com algumas coisas(pode até parecer besteira)..bom..

    No caso chegando no país, você teve uma recepção e orientação quanto aos lugares que queria conhecer, foi difícil se deslocar pela Europa? Viajar por lá sozinha..
    Quanto a questão da moradia como você resolveu isso? Você morou de aluguel, ou na universidade
    tinha dormitórios?

    Se puder responder.. obrigada!!

    • Oii linda! Nunca é besteira, é sempre bom tirar todas as dúvidas por mais ingênuas que elas pareçam!

      Quando cheguei em Portugal, cheguei ‘por conta própria’, a universidade fez(faz) uma recepção, mas foi bem depois da data que eu cheguei. Em Porto, a cidade onde eu morei, tu consegue várias pessoas que fazem tour pela cidade, mas é pago, eu não fiz, fui olhando tudo no google e indo atrás, isso na cidade do Porto..

      Quanto as demais viagens (ainda dentro de Portugal), descobri um Sr. chamado Joaquim, que faz diversas excursões para diversos lugares inclusive para o marrocos e Espanha, eu fui para Nossa senhora de Fátima e para Óbidos com ele. Também fui para a Serra da estrela com a SNOWTRIP, o nome da pessoa que me atendeu foi o Carlos, ele é muito gente boa e como comecei a conversar com ele ainda no Brasil, quando cheguei em Porto foi ele quem me apresentou a cidade logo no primeiro dia :D.

      Pra viajar pela Europa, fui por conta, formamos um grupo de amigas e estávamos sempre pesquisando por passagens baratas e hostels que facilitassem nossa vida, então, por conta, eu fui para: Algarve(praias ao sul de Portugal),Paris, Londres, Barcelona, Bruxelas, Amsterdam, Sevilla, Madrid.
      Como viajamos em grupo, foi bem tranquilo, umas amigas falavam inglês e ficou tudo sobre controle. Viajei com a minha mãe para dois lugares, mas mesmo com inglês mais ou menos, nos viramos bem, as pessoas são muito receptivas (pelo menos, minhas experiencias foram assim :D)

      Eu morei na casa de uma portuguesa, comecei a trocar e-mails com ela uns 2 meses antes da viagem, tirei todas as dúvidas por lá, tive que fazer um depósito ainda no Brasil, o que me deixou preocupada, mas no fim deu certo. Você precisa conversar MUITO com a pessoa antes de fazer qualquer depósito ok? Pergunta TUDO o que tu achar necessário e se a pessoa se embaçar, vai pra outra alternativa. Tem dormitórios nas universidades sim, mas eu não quis, porque não queria dividir quarto e queria um lugar que eu pudesse cozinhar.. hahha, a maioria dos quartos só tem microondas.. Mas não custa pesquisar sobre, por nada você encontra algum muito bom, mas eu preferi alugar o quarto (que era grande por sinal) em uma casa, então eu tinha uma cozinha equipada, sala, tv, tudo, e os afazeres da casa dividíamos..

      Acho que é isso! Desculpa se ficou muito longo.. hehe 😀
      Espero ter esclarecido, qualquer coisa é só me avisar!

      Beijinhos! :*

Deixe um comentário

